Aquecimento global prejudicará mais países pobres, diz estudo.

Estudo divulgado recentemente pelo Instituto Internacional de Sistemas de Análise Aplicados, divulgou que o aquecimento da Terra deve prejudicar a produção mundial de alimentos, mas as maiores vítimas devem ser 40 países dentre os mais pobres do mundo.
"Os países em desenvolvimento contribuíram pouco, até agora, com o aquecimento global. No entanto, muitos desses países devem arcar com a maior parte dos danos provocados pelas mudanças climáticas. Esses danos se verificarão principalmente por meio de perdas na produção de alimentos" mostrou uma crescente distância entre os países mais ricos e os mais pobres no que diz respeito à produção de alimentos.
De um modo geral, os países localizados nas proximidades da Linha do Equador, área em que se encontra a maior parte dos Estados mais pobres do mundo, sofrerão mais com a elevação das temperaturas, enquanto as terras frias próximas dos pólos ficarão mais férteis.
As temperaturas mais altas e a diminuição no fornecimento de água devem prejudicar a produção de alimentos em países mais pobres.
As regiões mais atingidas abrigam cerca de 2 bilhões de pessoas e, dessas, 450 milhões encontram-se neste momento subnutridas.
Países como a Índia, Bangladesh, Brasil e vários países da África subsaariana devem assistir a uma queda de até um quarto em sua produção de cereais até o ano 2080.

Nenhum comentário: