Aquecimento terrestre

Sol: indispensável para a vida na Terra

Para o desenvolvimento da vida no planeta Terra é necessário luz e calor e o responsável por fornecê-los é o sol. O calor emitido por essa estrela é fundamental para os seres vivos. De toda luz emitida somente 51% atinge a litosfera, os 49% restante ficam aderidos na atmosfera.
O calor e a luminosidade proveniente dos raios vindos do sol que alcançam a litosfera terrestre são chamados de insolação.
A quantidade de insolação varia de acordo com a posição geográfica, uma vez que a Terra possui forma esférica que determina o ângulo de incidência dos raios solares. Quanto mais se afasta da linha do equador menor é a insolação.
Em áreas próximas à linha do equador os raios atingem a superfície da Terra formando um anglo de 90º, por outro lado, nas regiões dos pólos os raios incidem de forma inclinada, assim recebe pouco calor e luminosidade.
À medida que os raios solares incidem na superfície terrestre as massas continentais e oceanos concentram e liberam uma parcela de energia recebida. Essa energia refletida aquece a atmosfera, como se fosse uma estufa, denominado de irradiação. Se não houvesse esse fenômeno a Terra teria uma temperatura muito fria.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário: