Copa do mundo 2010

África do Sul 2010 – mascote Zakumi, um leopardo

Pela primeira vez, uma copa do mundo será realizada no continente africano.
O país escolhido para ser o anfitrião da festa foi a África do Sul, tendo disputado a vaga contra Marrocos, vencendo por quatorze votos contra dez.
A realização do evento será no período de 11 de junho a 11 de julho, e contará com a participação de trinta e dois países.
Os preparativos para a copa do mundo têm caminhado lentamente. O país abriu construção de cinco novos estádios, especificamente para futebol, pois os lá existentes são próprios para os esportes mais praticados na região: rugby e críquete.
Os dirigentes da FIFA (Fédération Internationale de Football Association) desconfiam que a África do Sul não consiga terminar as obras no tempo previsto, assim, montaram um escritório no local, onde o comitê pode dar o apoio necessário. Mas caso o país não cumpra com as exigências da Federação, não conseguindo terminar as obras, a Alemanha promoverá o evento.
Os participantes foram escolhidos em percentuais por continente: a Europa ficou com 13 vagas; 4,5 vão para América do Sul; 4,5 para a Ásia, 3,5 para a América do Norte; 0,5 vagas para a Oceania e 6 vagas para a África.
A seleção africana esteve presente, até hoje, em apenas duas copas do mundo, sendo as de 1998 e 2002, onde foi eliminada ainda na primeira etapa.
O mascote – animal, pessoa ou objeto escolhido para representar um evento – já foi escolhido. É um leopardo, animal facilmente encontrado na região africana, que recebeu o nome de Zakumi, sendo ZA em referência à sigla do país e Kumi que significa dez.
O slogan do evento também já foi escolhido. “Futebol por um mundo melhor – da Alemanha para a África”. A referência da Alemanha no mesmo foi em virtude da mesma ter lançado em seu slogan (copa de 2006) um manifesto contra o racismo.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário: