Série Paisagens Naturais - A Antártida.


O continente antártico é formado em toda sua totalidade por gelo e possui características singulares, essa região do planeta detém cerca de 10% das terras emersas do planeta.
O coração da Antártida é composto por um grande planalto de gelo, dessa forma apresenta altitudes que variam entre 1500 e 4000 metros acima do nível do mar.

Essa região corresponde à uma área de calota polar, ocupa um território com tamanho semelhante ao do Brasil, é considerado o maior dos desertos, isso por que apresenta as condições mais adversas para manutenção e proliferação de vida.


Foi no coração da Antártida que foi registrado a menor temperatura do planeta, cerca de -89,2ºC, em Vostok, uma base russa, além disso, apresenta a escuridão da noite polar que tem duração de 4 a 6 meses. Na região, a ocorrência de ventos constantes provoca uma série de erosões sobre o gelo.

Apesar de aparentemente ser um lugar úmido, a umidade relativa do ar é muito semelhante das que predominam nos desertos de areia, isso porque a ocorrência de precipitação de neves é rara, e quando acontece se compacta rapidamente, tornando-se blocos de gelo. Uma grande parcela da calota de gelo sedimenta em áreas mais profundas do continente, determinadas montanhas afloram na superfície, já em outros lugares o gelo se acomoda abaixo do nível do mar.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário: