Brasileiros não sabem onde fica o Brasil no mapa-múndi!!!

Uma reportagem da Revista Veja mostrou os resultados de uma pesquisa onde ficou provado que cerca de 50% dos entrevistados não sabiam onde é a localização do Brasil no mapa-múndi político.
Observação antes de escrever mais detalhes: TENHO MUITAS RESTRIÇÕES QUANTO AO CONTEÚDO DA REFERIDA REVISTA, principalmente quanto a sua visão tendenciosa de alguns aspectos, a sua falta de imparcialidade, enfim... , mas, uma ou outra reportagem, não é possível não ter algum coisa interessante, como é o caso dessa... hehehehe!
Voltando ao teor da reportagem, muitos confundiram a localização do Brasil com a África - provavelmente devido à semelhança nos contornos da América do Sul e desse outro continente.
Quanto ao conhecimento da localização de outros países no mapa, a situação é ainda mais grave. Pouco mais de 8% conseguiu localizar o Japão; 3% a França; 16% a Argentina e 18% os EUA. Os dados são realmente alarmantes.
No final da reportagem vem o que já falei anteriormente sobre a qualidade da revista - tinha que ter algo ruim!!. Leiam na íntegra a explicação dada pelo veículo de comunicação, através do jornalista que assina a reportagem, Ronaldo França, para o péssimo resultado mostrado na pesquisa:
"A péssima qualidade dos professores está na base dessa vergonha, agravada pela falta de mapas nas escolas. Acrescente-se a falta de instrução familiar e pronto: está formado o ambiente propício para criar gerações de brasileiros que exibem ignorância que não está no mapa".
Sinceramente, não concordo que uma das explicações passe pela péssima qualidade dos professores. Ora, nas últimas décadas tem ocorrido uma maior qualificação desses profissionais. Realmente a falta de uma boa infra-estrutura material nas escolas pode ser um problema, assim como as questões referentes à estrutura familiar. Essa última, explicação, infelizmente, ajuda a explicar (mas não na sua totalidade)muitas das questões que envolvem os estudantes brasileiros na atualidade, principalmente a questão da indisciplina e a própria falta de motivação para o estudo.

Nenhum comentário: