Série África -Madagascar

MADAGASCAR

Madagáscar é um país africano que compreende a Ilha de Madagáscar e algumas ilhas próximas. Está situado ao largo da costa de Moçambique, da qual está separado pelo Canal de Moçambique. Os vizinhos mais próximos de Madagáscar são a possessão francesa de Mayotte, a noroeste, a possessão francesa da Reunião, a leste, e as suas dependências Ilhas Gloriosas (noroeste), Juan de Nova (oeste), Bassas da Índia e Europa (sudoeste) e Tromelin (leste), as Comores a noroeste e as Seychelles a norte. Sua capital é a cidade de Antananarivo.

HISTÓRIA
Madagáscar é colonizada por malaio-polinésios há dois mil anos, recebendo depois imigrantes árabes e Áfricanos. Os portugueses são os primeiros europeus a chegar à ilha, em 1500 baptizando-a como Ilha de São Lourenço. Em 1885 a França transforma Madagáscar em protetorado e, em 1896, em colônia. A independência é obtida em 1960, após rebeliões sufocadas com violência pelos franceses. Em 1972, um golpe militar estabelece um regime coletivista e antiocidental. Três anos depois toma o poder o capitão Didier Ratsiraka, que governa ditatorialmente por sete anos
POLITICA
Madagáscar é uma república parlamentarista. Madagáscar é divido em 6 províncias autônomas subdivididas em 148 departamentos. O principal partido político do país é a Associação pelo Renascimento de Madagáscar (Arema). O líder do partido é Fanilo. O país segue a constituição de 1992. Em meados de 2000, foi construído um senado no país. Madagáscar tem uma Assembléia Nacional com 150 membros eleitos por voto direto, com mandato de 5 anos.
GEOGRAFIA

Madagáscar ocupa toda a ilha de Madagáscar, de longe a maior ilha de África e uma das maiores do mundo, e um número relativamente reduzido de ilhas adjacentes. O país é banhado pelo canal de Moçambique a oeste e pelo oceano Índico. O relevo é em geral montanhoso, em especial na parte oriental, com dois grandes maciços a norte (onde se situa o monte Maromokotro, o mais alto do país com os seus 2 876 m) e no centro. O relevo torna-se menos acidentado para oeste, onde existem algumas planícies costeiras.
O clima é muito variado, húmido a nordeste onde existem áreas (cada vez mais reduzidas pela desflorestação) de floresta tropical, e seco a sudoeste, chegando mesmo a haver deserto.
A maior cidade é a capital, Antananarivo, e as outras cidades importantes são Mahajanga, Antsirabe e Fianarantsoa.
Biodiversidade
Madagascar é o país com a maior diversidade de fauna e flora em todo o planeta, abrigando milhares de espécies de pássaros, répteis e anfíbios, muitos deles existentes apenas em seu território, como o lêmure, fundamentais para a vida animal nas florestas, pois é ele que distribui as frutas existentes pelas selvas do país, e é de suas sementes que a floresta se regenera.[3]
Apesar de 90% de suas matas terem sido devastadas nos últimos séculos, nos 10% ainda existentes existem mais de doze mil espécies diferentes de plantas, algumas delas com mais de 80 milhões de anos, centenas delas apenas ali, das quais grande parte de grande valor medicinal, entre elas, a Rosy Periwinkle, fonte exclusiva de dois tipos de drogas que são as únicas usadas pelos laboratórios farmacêuticos do mundo no tratamento de algumas formas de leucemia infantil.
Em 2009, um inventário dos anfíbios de Madagáscar descobriu 129 a 221 espécies de rãs previamente desconhecidas, evidenciando que a biodiversidade de Madagáscar pode estar subestimada.
Economia
Ver artigo principal: Economia de Madagáscar
A economia de Madagascar assenta essencialmente na agricultura, na criação de gado e nas pescas. Embora o arroz seja a principal cultura, é o café que representa fatia ao nível da exploração. Destacam-se outras culturas, como a cana-de-açúcar, da mandioca e de frutos como banana, a maçã, o ananás ou laranja. Quando à agronomia, saliente-se a dificuldade do governo de Madagáscar em fomentar a criação de gado bovino para consumo alimentar, em virtude do carácter religioso que estes animais assumem perante certas camadas da população. Contudo, é abundante a criação de outros animais como as ovelhas, as cabras, as galinhas e os porcos.
A industria mineira está pouco desenvolvida, sobretudo por causa dos escassos recursos minerais, havendo a destacar, apenas os depósitos de titânio, considerados os maiores do mundo. Em relação a indústria manufatureira, ela incide sobretudo no tratamento do arroz, da madeira e do papel.
A moeda usada desde o século XVII era o "Ariary", que consistia em 720 "variraiventy", um pedaço de prata equivalente ao peso de um grão de arroz. O sistema "ariary" não é decimal e é dividido em 5 "iraimbilaja", o qual significa "um peso de ferro", na língua malgaxe é um quinto do "ariary".[carece de fontes?]
Cultura
Ver artigo principal: Cultura de Madagáscar

Nenhum comentário: